domingo, 25 de abril de 2010

.da inevitável partida.


que seja rápido, que não haja tempo pra despedidas, tristezas ou lamentos.
que em meu peito eu não carregue mágoas, 
que eu leve apenas a certeza leve de que fiz tudo o que podia.
que eu vá acompanhado de sorrisos, perdões, sonos de crianças, pés na areia da praia, 
cheiro de chuva no fim da tarde, lambida de cachorro na cara,
galopar de cavalos cortando o vento e do sorriso dos meus sobrinhos!
que as flores não sejam arrancadas de lugar algum, prefiro-as vivas!
que ninguem queira aliviar sua culpa, sua ausência e suas faltas, 
com flores mortas ou palavras vazias aos meus pés.
que os amigos que mais me amam, cuidem de minha mãe, abracem-na, dêem colo, 
e me mantenham vivo estando ao seu lado.
que os que amei tenham a certeza de como valeu a pena minha passagem por esse planeta, 
de como fui feliz mesmo com todos os espinhos, e  com o peso da cruz.
que algum amigo compositor, me faça um samba e um frevo, 
pra que eternizem o meu amor e o meu trabalho.
que o cair da tarde, traga sempre a saudade do meu colo e do meu afago... 
que o nascer do dia, com o sol rasgando céu azul traga uma incrível vontade 
de tomar todas à beira da praia ouvindo los hermanos e maria rita!
que fique certo, que cabe a vivy toda a responsabilidade por meus objetos pessoais, 
que tudo seja dado, que nenhuma roupa fique guardada, 
nenhum lençol, toalha, sapato ou agasalho, 
e que meus amigos possam guardar algo que seja últil,
como Cd, filme, ou algo de minhas coleções!
não achem que minha luta foi em vão, nem minhas decisões, 
eu não casei, nem tive filhos, nem um trabalho convencional, 
mas fiz e segui tudo aquilo que eu acreditava, e me reinventei a cada passo!
não existe segredo pra ser feliz, e nem uma fórmula secreta, 
é simples, e todos nós temos direito a essa felicidade.
aceitem tudo que tiverem, vivam o papel que foi destinado a vocês,
assumam seu personagem e fiquem amigos do autor
e do diretor dessa trama mais que escapinesca.
que não haja cortejo, nem ultimas palavras, nem última pá de terra,
pelo amor de deus, vão viver!!!
a vida passa num segundo, e não nos cabe o momento seguinte!
se puderem, façam como os funerais americanos,
festejem a morte como parte invitável da vida, 
não usem preto, eu quero cores, quero som, quero boas lembranças de tudo que vivemos.
que Deus me conceda o privilégio de ser recebido pelos meus avós, 
por joão barbalho e por tia vera na porta do paraiso, 
que o anjo mais lindo, com as asas pintadas por minha avó maria
me leve pra voar sobre um jardim com flores cultivadas por vovó tiva.
e dessa inevitável jornada, a qual cada um de nós, no seu devido momento seguirá.
 é preciso entendermos, antes de partirmos
que nascemos e morremos, todos os dias, ao dormir e ao acordar.


maurício backer spinelli . antes da última cirurgia.

3 comentários:

  1. "É melhor ser alegre que ser triste"?
    Provavelmente diríamos sem pestanejar: SIM.
    Mas nesses dias, penso sobre o sentido e a função do Chororô, da confusão de não saber para onde ir, de não poder ver-se em verdade...
    No peito há coisas que precisam ser choradas!
    Coisas espremidas por entre as costelas, que só saindo ganharia o seu devido posto.
    E esse texto me fez pensar sobre o que ainda nem sei pensar!

    Carlos Ferrera

    ResponderExcluir
  2. Aff!Me fez relembrar da dor que é perder uma pessoa amada, de saber que não vamos mais vê-las,pelo menos nesse plano! Muito triste isso!Não gosto nem de pensar...

    ResponderExcluir